Informativo
O que é a Radiologia Intervencionista?

O que é a Radiologia Intervencionista?

A Radiologia Intervencionista é uma subespecialidade médica, criada na década de 60, que se consolidou nos grandes centros médicos do Brasil nos últimos anos devido ao avanço da tecnologia. Esta especialidade médica utiliza os equipamentos da Radiologia (por exemplo: aparelho de ultrassom, tomografia computadorizada e hemodinâmica) para guiar os procedimentos cirúrgicos diagnósticos ou terapêuticos de diversas doenças.

O procedimento cirúrgico guiado por imagem fornece segurança e efetividade, permitindo procedimentos menos invasivos, sem a necessidade de cortes na pele e em outros tecidos, sendo pouco dolorosos, realizados na maioria das vezes somente com anestesia local, sem a necessidade de anestesia geral, que resultam em uma redução no tempo de internação e recuperação mais rápida do paciente.

O médico Radiologista Intervencionista conduz instrumentos como agulhas e cateteres guiados por imagem para acessar órgãos superficiais como a tireoide, mama e linfonodos, ou órgãos profundos como o cérebro, pulmão, fígado e rins, onde será realizado o procedimento cirúrgico. É a tecnologia de ponta, sendo utilizada a favor do paciente.

Quais são as situações de saúde e tratamentos disponíveis?

Nódulo na tireoide, mama, linfonodo, pulmão, fígado, rim e próstata podem ser realizadas as punções ou biópsias.

Tumores no fígado ou via biliar, podem ser tratados com ablação, embolização ou drenagem.

Miomas uterinos podem ser tratados com a embolização.

Hiperplasia prostática podem ser tratados com a embolização.

Onde encontrar um médico Radiologista Intervencionista em Rondônia?

O Dr. Rômulo F. Tristão, médico Radiologista Intervencionista pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pioneiro nesta especialidade em Rondônia, atua fornecendo um atendimento personalizado e humanizado para os pacientes na clínica CEDIM em Cacoal, onde há equipamentos médicos tecnológicos de última geração (aparelhos de ultrassom, tomografia computadorizada e hemodinâmica).

Dr. Rômulo F. Tristão

CRM: 4527 / RQE 2713

Onde encontrar um médico Radiologista Intervencionista em Rondônia? — Foto: Arquivo
https://g1.globo.com/ro/rondonia/especial-publicitario/cedim/noticia/2023/01/20/o-que-e-a-radiologia-intervencionista.ghtml Leia mais: O que é a Radiologia Intervencionista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Pular para o conteúdo