Informativo
Janeiro Roxo

Janeiro Roxo

No Brasil, cerca de 30 mil novos casos de hanseníase são detectados todos os anos.

🤔 O que é importante saber sobre essa doença?
A hanseníase é uma doença que afeta primariamente a pele e os nervos. Ela é causada por uma bactéria que já está muito acostumada com o ser humano – a Mycobacterium leprae.

🔸 Possui formas contagiosas, que são chamadas multibacilares, e não contagiosas, conhecidas como paucibacilares. Sua transmissão acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo.

🔸 Apesar da maioria da população conseguir se defender naturalmente da bactéria, cerca de 10% das pessoas não têm os mecanismos de proteção e, por isso, podem adoecer.

🔸 A hanseníase causa manchas na pele, que podem ser brancas, amarronzadas e vermelhas e, também podem surgir áreas vermelhas elevadas.

🔸 A característica mais importante destas lesões é a diminuição da sensibilidade ao frio, calor, dor e tato. Geralmente, os pacientes relatam que as áreas das lesões na pele são dormentes e apresentam formigamento.

🔸 Além dessas lesões, pode haver queda dos pelos das sobrancelhas, sensação de nariz entupido e diminuição da sensibilidade e/ou perda da força muscular dos pés e mãos.

🔸 A pele é acometida em cerca de 95% dos casos, apenas um pequeno percentual de pacientes pode apresentar somente a diminuição de sensibilidade, dormência e formigamento nos pés e mãos, sem as lesões na pele.

👨‍⚕️ O tratamento é feito com antibióticos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, é importante que o paciente siga o tratamento de maneira regular e até o fim, só assim ela ficará curado de forma definitiva, não permitindo o retorno da doença.

Janeiro Roxo 💜
Sociedade Brasileira de Dermatologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Pular para o conteúdo