Sobre o Exame

O teste Ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

 

Por que fazer?

Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cardiorrespiratória; detecta arritmias, anormalidades da pressão arterial e isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência cardíaca e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doenças cardíaca já conhecida e prescrição de exercícios físicos.

 

Quando fazer?

Após avaliação do cardiologista, para pesquisa das condições citadas acima.

 

Quais as contra-indicações?

Doenças agudas, como infecções ou embolias; limitação física ou psicológica; doenças valvares ou insuficiência cardíaca de grau moderado a importante; dor torácica aguda, com suspeita de angina ou infarto; arritmias complexas; intoxicações; gestantes.

 

Como é realizado?

O primeiro passo é coletar dados com o paciente e descritos no pedido médico para definirmos a indicação do exame, afastar contraindicações e estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada paciente. A seguir são colocados 10 eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. O paciente é colocado então na esteira rolante iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido. A interrupção do exame ocorrerá caso o paiente apresente grande cansaço ou exaustão, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco. Traçados eletrocardiográficos e medida da pressão arterial serão registrados antes do esforço, ao final de cada etapa do exercício e regularmente na recuperação.

Clique aqui e agende sua consulta
Há 17 anos atuando no mercado
17

Há 17 anos atuando no mercado

431500

Mais de 431.500 exames realizados

103000

Mais de 103.000 pacientes atendidos

15

Convênios atendidos