Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.)

Sobre o serviço

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

 

Por que fazer?

Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

 

Quando fazer?

Indicado para avaliar suspeita de hipertensão do avental branco – condição na qual o paciente apresenta pressão acima do normal no consultório médico e pressão normal fora dele; avaliação da eficácia do tratamento da hipertensão nas 24 horas; tanto no sono quanto na vigília; avaliação de sintomas, principalmente os relacionados à hipotensão (pressão baixa), entre outros.

 

Quais as contra-indicações?

Praticamente não existem, a não ser que, numa especial situação clinica, não se consiga colocar os eletrodos para o registro ou se o individuo não for capaz de permanecer com o aparelho nas 24horas.

 

Como é realizado?

É colocado no seu braço não dominante uma braçadeira para medir pressão, igual aos de aparelhos comuns, ligadas à um compressor que fica preso em sua cintura. Habitualmente pode ser completamente escondido pela roupa. Serão realizadas medidas da pressão arterial em intervalos regulares e pré-programados durante cerca de 24horas. Você não poderá molhar o aparelho e durante as medidas anunciadas durante o dia com um BIP, você deverá suspender sua atividade e deixar o braço apoiado sobre uma superfície para que fique na mesma altura do seu coração. Terminada a insuflação e desinsuflação do aparelho você poderá voltar às suas atividades. Retornando à clinica na hora combinada para retirada do mesmo.

Clique aqui e agende sua consulta
Há 17 anos atuando no mercado
17

Há 17 anos atuando no mercado

431500

Mais de 431.500 exames realizados

103000

Mais de 103.000 pacientes atendidos

15

Convênios atendidos