Sobre o serviço

É um exame não invasivo que analisa as artérias e consegue identificar obstruções, malformações vasculares, e ainda avaliar o funcionamento do miocárdio.

 

Por que fazer?

A grande vantagem desse novo exame é o fato de não ser invasivo, ou seja, é possível analisar as artérias sem necessidade de introdução de cateter, como no cateterismo, utilizando-se para isso uma veia periférica no antebraço com infusão do contraste iodado. Isso não quer dizer que um exame substitua o outro, pois o cateterismo é um método terapêutico, e a angiotomografia, um método diagnóstico. Sendo assim, diante do resultado, o paciente poderá ou não precisar de um cateterismo.

 

Quando fazer?

A angiotomografia coronária esta indicada quando houver suspeita de doença coronariana, com história familiar de infarto do miocárdio, fatores de riscos para coronariopatia, e também nos casos de dor no peito atípica, no acompanhamento de cirurgias cardíacas de revascularização (pontes de safena), entre outras.

 

Quais as contra-indicações?

Gestante, portadores de insuficiência renal, alérgicos graves aos contrastes iodados, pacientes que não consigam manter apneia ou permanecer deitados e imóveis durante o exame, ou que não consigam realizar apneia adequada.

 

Como é realizado?

As angiotomografias são exames extremamente rápidos, em média de 5 a 10 minutos, sendo mais demorado a verificação dos processos que envolvem o pré-exame que consistem: preenchimento do questionário e consentimento informado, punção venosa e preparo adequado da frequência cardíaca (< 70bpm) com o uso de betabloqueadores, para a realização dos exames de angiotomografias das artérias coronárias. Podendo esse preparo demorar mais de uma hora. Durante o exame o paciente permanece deitado na maca do tomógrafo, com os braços posicionados acima da cabeça e será requisitado que prenda a respiração algumas vezes. É injetado um contraste iodado, o qual poderá causar uma sensação de aquecimento do corpo, encerrando-se assim o exame.

Clique aqui e agende sua consulta
Há 17 anos atuando no mercado
17

Há 17 anos atuando no mercado

431500

Mais de 431.500 exames realizados

103000

Mais de 103.000 pacientes atendidos

15

Convênios atendidos